Lembro como se fosse hoje. Julia ainda não tinha completado 6 meses e nós partimos rumo à nossa primeira aventura em família. Viajaríamos de avião do Rio até Nova Iorque, mas antes faríamos uma escala em Recife, para visitar alguns amigos. A expectativa era grande, mas a coragem não nos faltava. Experiência, no entanto, faltou e muito! Rsrs! Eu até, do alto da minha sabedoria, me considerava uma viajante muito experiente, mas nenhuma das minhas vivências anteriores me preparou para o desafio de viajar com um bebê. Então, nos preparativos para viagem, não fiz nada de diferente do que fazia antes de me tornar mãe. Pessoa de alma livre que sou (para não dizer enrolada), deixei os preparativos da mala para a última hora, saí com o horário apertado para chegar ao aeroporto… Isso não seria um problema antes, quando viajávamos eu e Wagner, apenas, livres e desimpedidos. Mas, agora, com nossa bebezinha a tiracolo, a coisa mudou de figura. Resultado: perdemos nosso primeiro vôo de avião!
Por isso, resolvi passar minha experiência adiante para que pais, marinheiros de primeira viagem, como nós, não sofram com os mesmos equívocos que cometemos, hehe! Segue aqui uma lista do que não fazer em uma viagem de avião com bebê:
1. Não se esqueça de reservar os assentos, ao comprar as passagens pela Internet. E, sempre que possível, procure os assentos preferenciais. Às vezes, é possível garanti-los, mediante o pagamento de uma taxa extra.
2. Nada de levar muita bagagem. Apesar da tendência da mala ser maior, com tantos apetrechos do bebê, tente otimizar espaço e levar menos volume. Selecione peças indispensáveis e mais versáteis.
Eu fiz isso. Essa foto acima é das malas que a gente trouxe da viagem à NY (tudo bem, éramos 4 adultos e uma bebê, calma…). Quase morremos! Rsrs! Bem feito! Lição aprendida. #fail
3. Não deixe para arrumar as malas em cima da hora. Se possível, deixe tudo absolutamente pronto um dia antes, para não se estressar e não esquecer o que for fundamental. Listas ajudam muito.
4. Não perca tempo, tentando fazer o check in online. Geralmente, as companhias aéreas exigem que famílias com bebês façam o check in no balcão, mesmo. E nos balcões, famílias com bebês de colo até 2 anos têm prioridade.
Eu e Julia nos despedindo do Vovô Elias, antes de fazer o check in no balcão. Repare na placa que fala sobre o atendimento preferencial.
5. Evite encarar um vôo no fim do dia, saindo direto do trabalho. Deixe para viajar no dia seguinte, quando você estiver mais descansada. E escolha horários em que seu bebê esteja mais disposto, também.
6. Não saia de casa em cima da hora, para ir ao aeroporto. Com bebês, o ritmo é geralmente mais lento, então acrescente, pelo menos, uma hora no seu planejamento.
7. Evite levar muitos itens de bordo. Leve, na aeronave, apenas o necessário. Lembre-se de que você terá que carregar o bebê, todos os seus apetrechos e, muitas vezes, o carrinho também. Despache o que puder.
8. Na cabine do avião, não deixe de pedir o cinto de segurança próprio para bebês. É um cinto que deve ser afivelado junto ao seu cinto de segurança, com o bebê no seu colo. Essa é a forma mais segura de viajar com seu filhote.
9. Não esqueça de levar agasalhos para o bebê, durante o vôo. Geralmente, faz frio na cabine do avião. Leve também, pelo menos, duas mudas completas de roupas, para eventuais trocas.
10. Não deixe de levar alguns brinquedos favoritos do seu bebê. Eles são muito úteis para distrair seu bebê entediado. Apresente um a um a ele, para que ele tenha sempre uma novidade, à medida que for cansando de cada brinquedo.
Depois que passamos a seguir algumas dessa regrinhas, as nossas viagens de avião passaram a ser bem mais tranquilas. Confesso que aquele não foi o primeiro avião que perdemos (na nossa última viagem, perdemos um vôo de uma companhia européia Low Cost, mas a culpa nem foi nossa, eu diria…) Rsrs! A verdade é que hoje, desde que ganhamos a Julia, não conseguimos mais imaginar nossas aventuras sem ela! As viagens são tão mais completas e felizes com nossos filhotes… Basta, apenas, a gente se organizar, para que tudo corra da forma mais tranquila possível, para toda a família.
E vocês, contem pra gente suas experiências de viagens com bebês! Alguma história engraçada? Alguma dica?
{Fotos: Minha Filha Vai Casar}
Oi Jú!
Também sou mãe de uma Júlia.
A minha filhota tem 1 ano e 11 meses e também não vemos nossas viagens sem ela, é incrível como ela cresce a cada viagem, volta mais esperta e cheia de novidades.
Júlia é boa de sono, então sempre viajamos a noite, assim ela dorme o vôo inteiro e nem fica entediada, mas acho que isso vai de cada criança.
Somos de Natal e quando Júlia tinha quase 6 meses, fomos para Porte de Galinha/PE, por ser uma viagem de carro, nem me liguei que precisava da certidão de nascimento, assim que chegamos no hotel, nos pediram. Tivemos que pedir para os meus pais irem até a nossa casa, enviar por email, para apresentar no hotel.
Quando viajamos como os filhos temos que nos ligar em coisas que não fazíamos antes, mas é sempre muito bom!
Eu ainda diria para dar preferência pelos vôos diurnos, assim o bebê não incomoda tanto os outros passageiros, caso resolva chorar. Bjo!
Meninas,
Tem tempo que acompanho as aventuras da Júlia. Sou mãe de dois, um menino de 3 anos e meio e uma menina de 9 meses. Me achando a mãe experiente viajei de férias para o nordeste com os dois e mais o pai e avó, 3 adultos para duas crianças. Estávamos em maioria, ganharemos essa batalha, eu pensei. Mas ficamos acabados de cansado. A Juju (Juliana) deu um baile na gente, não sossegou e não dormiu nos voos. E eu tentei dar sopinha de potinho no avião e quem disse que ela aceitou. Daí eu acabei dando uma mamadeira de leite, só que o voo foi longo e só haviam 2 mamadeiras pra ela, e com isso ela tomou uma logo no aeroporto, uma dentro da aeronave (3 hrs depois) e ia ficar faltando mais um próximo a nossa chegada. Entrei em desespero porque não conseguiria esterilizar a mamadeira. Mas quando pedi para a comissária água quente ela me deu uma água super, ultra quente. Daí deu para lavar a mamadeiras, chupetas e etc e esterilizar tudo. No final deu tudo certo. Sempre dá né?!
Que linda que a Julia é!! Ainda não tenho filhos e nem imagino a confusão que deve ser viajar com nenê a tiracolo. Mas com certeza vale a pena. Sua filhinha é linda demais e adorei o post!
http://minhacasaorganizada.wordpress.com/
Adoro seu blog… Apesar de ainda só estar noiva… Quando for mamãe tudo o que vc disse, vai nos ajudar e muito…. Obrigada!!