Sabe tradição de família? Cada uma tem a sua. Aqui em casa, temos também as nossas. Um conjunto de ritos e protocolos cheios de encantamento, que seguimos, que nos tornam únicos e reforçam o sentimento de pertencermos uns aos outros.<3 Eu definiria assim. São costumes que passamos de pais para filhos, de geração em geração. No Natal, temos uma tradição, em especial: fazer biscoitos. Eu comecei no Natal do ano em que conheci meu marido. Foram os primeiros presentes que dei pra ele. Biscoitos, com perfume de Natal, feitos por mim. Foi algo especial e ele nunca esqueceu. De lá pra cá, mais de 14 anos se passaram, e eu venho repetindo a receita, acrescentando a cada ano, doses crescentes de amor. (No fim do post, compartilho minha receita secreta de Biscoitos de Natal, hehe!)

O mais gostoso disso tudo é, agora, compartilhar com meus filhotes, Julia e Mateus, mais essa tradição de família. A Julia está uma mocinha e adora me ajudar na cozinha! E o Mateus simplesmente ama passar tempo com as duas mulheres da sua vidinha! Hehe! Somos super agarrados! Tempo de qualidade para nós três, memórias deliciosas sendo criadas. Então, fomos os três fazer biscoitos, numa tarde de dezembro, e a Carol Pires, a fotógrafa de famílias mais carinhosa e incrível desse mundo, veio registrar tudo em imagens lindas pra gente guardar pra sempre.

editorial natal 2015 inspire-39

Mais cedo, a gente tinha feito a massa e tinha deixado descansar. Foi farinha pra tudo quanto é lado e muita farra! Rsrs! E deixamos para decorar os biscoitos à tardinha. Cortamos os biscoitos nos formatos de estrela e de coração, os prediletos da Julia. Então, pra deixar os biscoitos lindos, usamos açúcar cristal colorido e miçangas coloridas.

editorial natal 2015 inspire-126editorial natal 2015 inspire-45editorial natal 2015 inspire-40editorial natal 2015 inspire-41editorial natal 2015 inspire-42editorial natal 2015 inspire-46

Essa parte é fácil, fácil! Até o Mateus, com um ano e 8 meses, adorou fazer!

editorial natal 2015 inspire-34editorial natal 2015 inspire-35

Cenas do cotidiano têm dessas reviravoltas e temperos que tornam tudo ainda mais memorável! Essa é a graça desses ensaios de família, espontâneos (fora do estúdio, por favor!) e cheios de vida. Julinha conseguiu, numa manobra radical (comum a uma menina traquinas de 3 anos, hehe!), dispersar, em uma nuvem, todo o açúcar cristal verde que estávamos usando para decorar os biscoitos! Oh, não!!! A minha sala ficou coberta desses grãozinhos doces! E as crianças se jogaram no chão, deitaram e rolaram! E já que o chão já estava sujo de açúcar, mesmo, Julia (sempre a minha Julia… <3) teve a ideia de derramar o resto! Que aqui a gente não chora o leite derramado, a gente se joga mesmo! Rsrs! A gente se divertiu ainda mais!

editorial natal 2015 inspire-50editorial natal 2015 inspire-51editorial natal 2015 inspire-102editorial natal 2015 inspire-103editorial natal 2015 inspire-130editorial natal 2015 inspire-52editorial natal 2015 inspire-132editorial natal 2015 inspire-53

Os pezinhos ficaram assim…

… E os biscoitos, assim… <3

editorial natal 2015 inspire-3editorial natal 2015 inspire-8

Gostou? Quer fazer essas belezinhas no seu Natal também? Então, anota a receita!

Biscoitos de especiarias de Natal da Ju (Gingerbread)

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo (eu usei a integral dessa vez)
2 colheres de chá de gengibre moído
2 colheres de chá de canela moída
½ colher de chá de noz moscada moída (na hora, de preferência)
¼ colher de chá de cravo-da-Índia moído
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ xícara de manteiga em temperatura ambiente (margarina, não, por favor, tá?)
1/3 xícara de açúcar mascavo
1/3 xícara de mel
1 ovo grande
Açúcar cristal e miçangas coloridas para enfeitar (opcional)

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture os ingredientes secos: a farinha de trigo, as especiarias e o bicarbonato de sódio. Reserve. Agora, vamos aos ingredientes “molhados”. Você pode e deve usar a batedeira elétrica aqui (mas também dá certo fazer na mão). Bata a manteiga e o açúcar mascavo, até formar um creme. Acrescente o mel e o ovo e continue batendo. Adicione a mistura de ingredientes secos que estava reservada, até formar uma massa. Envolva a massa em um filme plástico de PVC e leve à geladeira durante 1 ou 2 horas.

Na hora de assar, pré aqueça o forno a 180ºC  (forno baixo). Divida a massa em duas partes iguais. Pegue uma das metades para trabalhar com ela e mantenha a outra parte na sacola na geladeira. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, com um rolo. Você pode fazer biscoitos com 3 mm de espessura, acho ideal. Corte os biscoitos de Natal com os cortadores de biscoito da sua preferência. Depois, coloque-os em uma assadeira untada levemente com manteiga. Eu gosto de já enfeitá-los nessa etapa, antes de irem ao forno, com açúcar cristal e miçangas coloridas. Mas, você também pode decorar os biscoitos com glacê, depois de prontos. Repita o processo com o restante da massa que você guardou na geladeira. Rende uns 60 biscoitos.

Dica da Ju

Os biscoitos estão prontos quando estiverem crocantes e levemente dourados, e não crescem quase nada. Como são muito finos, cuidado para não queimá-los no fundo, hein? Se descuidar alguns minutinhos, isso acontece, mesmo. Então, fique de olho, porque eles ficam prontos rapidinho. 😉 E eles também desaparecem rapidinho, não vou negar… Rsrs! Ficam deliciosos! Então, guarde-os em uma prateleira alta, para as crianças não comerem tudo de uma vez! Hehe! Em uma caixa com tempa, para manterem a crocância.

editorial natal 2015 inspire-122

Ah, vou aproveitar para passar a dica adiante. Amiga, fazer fotos de Natal com a família é vida. Esquece aquelas roupinhas de Papai Noel, gorrinhos e um ambiente fake de estúdio. Chama a Carol Pires, que ela faz as fotos do seu Natal, da sua família, do jeitinho que vocês são, de verdade. Acho fofo, acho necessário. Depois, você ainda imprime essas fotos e pode dar de presente pra família toda! Duvido ter presente melhor! 😉

Fique com a gente, que no próximo post de Natal, vou mostrar dicas para a decoração de Natal, uma ideia de lanche saudável temático e… a Clara! Sim, a filhinha da Paula nasceu no fim de novembro e veio para completar nosso time de meninas da família! Estamos radiantes e com o coração repleto de amor! <3

Mil beijos, da nossa família, para a sua! :*

Fotos: Carolina Pires

Veja mais inspirações de Natal

Editorial de Natal | A festa mais feliz do ano

Editorial MFVC | Cores vivas para alegrar o Natal

Downloads Gratuitos, DIY e Ideias para o Natal

Últimos preparativos e mais freebies de Natal

Como arrumar a mesa para a ceia de Natal

Download de Natal – papel e etiquetas de presente

Freebie | Download gratuito de Natal