Nossa coluna fitness de hoje será especialmente aqui no Inspire Mom & Kids, em homenagem a nós, futuras mamães que não querem ficar paradas, só porque estão grávidas! Eu mesma (Paula) tive autorização médica para praticar atividades físicas desde o primeiro trimestre, porque sempre fui ativa e continuo sendo, mesmo agora no quinto mês de gestação! <3

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Com a palavra, nossa expert no assunto, Juliana Rosano:

Em sua maioria, podem sim!

Se você não tem o hábito de praticar exercícios físicos, não é uma boa ideia deixar para iniciar quando engravidar. Mas, se você já é uma pessoa ativa por que não ser uma #GravidaAtiva? Você pode praticar seus exercícios diariamente, até o fim da gestação! Nos primeiros 3 meses, é bom dar uma boa diminuída no seu ritmo, fazer apenas coisas leves e que não exijam muito esforço. Do quarto mês para a frente, você pode aumentar um pouco a intensidade, mas até o final da gestação, nada de muito esforço!

O mais importante é ter a autorização do seu médico. Ele precisa dizer se sua gravidez é segura e se você está liberada para ter uma vida normal durante estes nove meses, ok?

Além da autorização médica você deve também diminuir a intensidade dos seus treinos. Tente evitar o superaquecimento do corpo! Não podemos esquecer que você pode ter sido ativa ou atleta sua vida toda, mas o seu bebê não foi. Ele não tem o mesmo condicionamento físico e cardiorrespiratório que você! O coração do bebê já é bastante acelerado, portanto evite exercícios que subam demais sua frequência cardíaca, pois a dele também vai subir. Isso sim pode causar problemas ao baby!!!

Falando ainda em contra indicações, é bom frisar que as futuras mamães ativas devem ficar longe de atividades como lutas e exercícios com grandes amplitudes, muita pressão sobre as articulações e que envolvam torções da coluna, devido à frouxidão ligamentar que você adquire durante a gravidez para facilitar o parto.

Também é bom evitar exercício com impacto e atividades que tenham risco de queda. Você não pode cair em hipótese alguma!

Continue com um programa seguro de exercícios que ajudem a não ganhar tantos quilos a mais durante estes meses de gestação e curta seu momento mágico!!!

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